segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Tecnologia da comunicação e a Economia do Conhecimento: valorações simbólicas em processos logarítmicos

A Tecnologia da Comunicação e a Economia do Conhecimento: valorações simbólicas em processos logarítmicos


      Escrevi um artigo com o titulo acima. Arquivo completo em pdf aqui:
http://pontoporponto.org.br/metaorganico/economiacriativa.pdf

       O trecho inicial do texto:
      Ao longo da história, as mudanças sociais e econômicas sempre estiveram associadas as transformações tecnológicas que a ciência proporcionou aos instrumentos e ferramentas de produção, para manipulação da matéria (natural e sintética). Pela primeira vez, as transformações sociais e econômicas não são mais associadas a isso. Hoje o que gera valor, desenvolvimento e renda é o uso eficiente da tecnologia da inteligencia: a tecnologia de informação e comunicação. Gilson Schwartz, diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento da USP, resume bem a ideia de economia do conhecimento: “a economia do conhecimento existe quando criar valor depende da inteligência coletiva por redes sociais”.
    O Brasil se encontra muito atrasado quando se fala sobre infraestrutura tecnológica e formação profissionalizante. A emancipação digital depende de uma formação que oportunize às pessoas a capacidade de gerar renda, identidade e conhecimento, e não apenas o consumo de máquinas e serviços de massa. É preciso ir além do discurso entusiasta da inclusão digital bovina, é preciso crescer com politicas públicas voltadas ao empreendedorismo, redes colaborativas e produção de conteúdo criativo e informacional. (Leia mais...)

3 comentários:

  1. Excelente, avante... e que deus abençoe a América

    ResponderExcluir
  2. "Quero dizer ao público, inicialmente, que ele não possui esse instrumento de comunicação - ainda nas mãos dos "notaveis" -, mas poderá servir-se dele se lhes derem oportunidade, para dizer e ver o que quiser, e como quiser", Jean-Luc Godard.

    ResponderExcluir